Mundo

Seul busca na ONU censura a Pyongyang por afundamento de navio

Agência France-Presse
postado em 03/06/2010 21:43
Seul se prepara para pedir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que censure Pyongyang pelo afundamento de um navio de guerra sul-coreano, informou uma fonte diplomática esta quinta-feira (3/6).

O diplomata, que falou sob a condição do anonimato, disse que o vice-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Chun Young-woo, em visita à ONU, fará o pedido formal por uma resolução de censura em breve.

Ele disse que Chun pediria aos 15 membros do Conselho que condenem Pyongyang depois que uma investigação multinacional concluiu, no mês passado, que um submarino norte-coreano torpedeou a corveta sul-coreana Cheonan, em março passado, matando 46 pessoas.

Mas, segundo o diplomata, Chun, que se reuniu com alguns embaixadores na quarta e na quinta-feiras, não pressionará por sanções sobre o país stalinista por um dos piores ataques militares desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53).

Seul anunciou uma série de represálias, incluindo a suspensão do comércio com seu vizinho comunista.

Pyongyang, por sua vez, nega qualquer envolvimento no afundamento e respondeu às represálias com ameaças de guerra, elevando a tensão na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação