Agência France-Presse
postado em 04/06/2010 19:32
A diplomacia americana está empenhada em evitar a repetição do drama recente com uma flotilha humanitária, num momento em que uma nova embarcação com ajuda se aproxima de Gaza, afirmou o porta-voz do departamento de Estado nesta sexta-feira."Todo o mundo quer evitar um novo confronto e a repetição dos acontecimentos trágicos de segunda-feira", declarou Philip Crowley. "Trabalhamos com os israelenses", prosseguiu; mas "trabalhamos, também, com a Autoridade Palestina, e com outros parceiros internacionais" para conciliar a vontade de Israel de garantir sua segurança com a necessidade de melhorar a ajuda aos habitantes de Gaza.
O Rachel Corrie, um cargueiro fretado por uma organização irlandesa para encaminhar ajuda humanitária, aproximava-se agora à noite do território palestino.
Jack Lew, o n;3 do departamento de Estado, conversou "longamente" na quinta-feira sobre o assunto com o ministro irlandês das Relações Exteriores Micheal Martin, contou Crowley. "Gostaríamos de ver o Rachel Corrie e outros barcos colaborando com as autoridades israelenses para levar ajuda a Gaza", disse o porta-voz.
Os Estados-Unidos, acrescentou, esperam "que todos tomem decisões responsáveis evitando confrontos não necessários" até que um acordo seja encontrado.
Um diplomata americano, que preferiu não ter o nome divulgado, afirmou que Washington desejava "uma mudança na situação" que permita aumentar o fluxo da ajuda a Gaza.
Há um interesse "internacional" por esta mudança, em particular nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente Médio, prosseguiu a fonte, revelando que o primeiro ministro grego, Georges Papandreou, havia feito sugestões neste sentido nesta sexta-feira à secretária de Estado Hillary Clinton.