Agência France-Presse
postado em 05/06/2010 09:38
Suleimaniyeh - O exército iraniano lançou, na sexta-feira, uma nova incursão contra o Curdistão iraquiano, a segunda em uma semana na região que é cenário de confrontos com separatistas curdos iranianos, informaram este sábado forças curdas iraquianas.
"Há dois dias, as forças iranianas estão presentes no setor de Hajji Hormane, a dois ou três quilômetros do território iraquiano", afirmou no sábado o porta-voz dos Peshmergas curdos iraquianos, Jabbar Yawar.
"O número de soldados iranianos é de, mais ou menos, trinta com veículos blindados e armas pesadas", acrescentou o porta-voz.
Há vários dias, as forças iranianas bombardeiam áreas fronteiriças com o Curdistão iraquiano, onde se refugiam separatistas do PJAK, o "partido por uma vida livre no Curdistão".
O PJAK é um movimento separatista curdo iraniano que opera a partir de bases nas montanhas do Curdistão iraquiano.
No fim de maio, o governo iraquiano se queixou formalmente ao Irã e à Turquia, depois do bombardeio de zonas iraquianas contra rebeldes curdos.
O ministério iraquiano das Relações Exteriores "expressou sua profunda inquietação em relação aos bombardeios feitos pelos dois Estados e os ataques aéreos ao longo da fronteira", destacou um comunicado.
"O ministério pede aos dois países que cessem no futuro estas violações, que têm consequências negativas para as relações amistosas entre os nossos países", acrescentou o ministério.