Agência France-Presse
postado em 05/06/2010 10:30
Dacca - Bandeiras nacionais a meio mastro tremulavam este sábado em Bangladesh e os moradores de todas as religiões rezavam em memória dos quase 120 mortos em um incêndio registrado na capital bengalesa na quinta-feira.
[SAIBAMAIS]Orações foram organizadas em mesquitas, templos e igrejas em todo o país de maioria muçulmana e bandeiras tremulavam a maio mastro em todos os edifícios públicos durante este dia de luto nacional.
A primeira-ministra, Sheij Hasina, visitou feridos e anunciou indenizações e atendimento gratuito para as vítimas.
O incêndio ocorrido na quinta-feira, em uma região densamente povoada do centro histórico de Dacca, durou três horas e destruiu pelo menos seis edifícios comerciais e residenciais em um dos quais era celebrado um casamento.
Pelo menos 117 pessoas morreram no incêndio, mas as autoridades temem que o balanço de vítimas fatais aumente, pois há dezenas de feridos em estado crítico nos lotados hospitais de Dacca.
O administrador do distrito, Muhibul Haque, disse à AFP que o governo iniciou uma investigação sobre as causas da tragédia.
Os bombeiros destacaram que o incêndio começou com a explosão de um transformador e que as chamas se espalharam rapidamente para um armazém vizinho onde era estocada cola para fabricação de sapatos.
Centenas de pessoas ficaram presas e os bombeiros tiveram que lutar arduamente para conter o fogo em condições particularmente difíceis nos becos estreitos de uma área particularmente populosa.
Os incêndios causados por curto-circuitos e outros problemas elétricos ou instalações que não cumprem com as normas são frequentes em Bangladesh, onde as regras de construção raramente são respeitadas.