Agência France-Presse
postado em 07/06/2010 15:38
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta segunda-feira (7) que a Organização dos Estados Americanos (OEA) readmita Honduras no organismo, do qual foi expulsa no ano passado depois do golpe de Estado que derrubou o então presidente Manuel Zalaya. "Este é o momento para o hemisfério como um todo avançar e dar as boas-vindas ao retorno de Honduras à comunidade interamericana", afirmou Hillary diante dos delegados de 33 países membros da OEA, reunidos em sua 40; Assembleia Geral em Lima.
As nações sul-americanas, com exceção de Peru e Colômbia, questionaram a eleição em novembro passado de Porfirio Lobo como novo presidente hondurenho, por esta ter sido organizada por aqueles que apoiaram o golpe de Estado de 28 de junho de 2009, que derrubou Zelaya.
Mas Hillary disse que a região deve considerar o fato de Lobo ter sido eleito em "eleições livres e justas", e que pôde ver o novo presidente "cumprir suas obrigações sob os acordos de Tegucigalpa-San José", que incluíram a formação de um governo de reconciliação nacional e de uma Comissão da Verdade para investigar o golpe.
Lobo "demonstrou um compromisso consistente e forte com um governo democrático", afirmou a secretária de Estado.