Mundo

Presidente da Colômbia oferece recompensa a quem ajudar a capturar guerrilheiros

postado em 08/06/2010 13:38
A 12 dias do segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia, o presidente Álvaro Uribe disse que os guerrilheiros se organizam para tumultuar o processo eleitoral. De acordo com Uribe, uma das estratégias dos grupos armados é fazer com que os homens se disfarcem de policiais e militares. Para evitar a tática, Uribe ofereceu recompensa de 100 milhões de pesos para quem fornecer informações e pistas que levem à captura dos suspeitos.

As informações são da Presidência da República da Colômbia. Uribe afirmou que foram identificados homens das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc),da chamada Coluna Teófilo Forero.

Segundo Uribe, os guerrilheiros se disfarçaram de integrantes das Forças Armadas e de policiais. ;Por isso que o governo federal ofereceu uma recompensa de até 100 milhões de pesos para qualquer pessoa fornecer informações que levem à captura dos criminosos;, disse.

Uribe afirmou que o serviço de informações do governo federal recebeu dados de moradores do município de Gigante (Huila) de que havia integrantes das Farc usando uniformes militares.

"Há informações de pessoas [das Farc] que utilizaram uniformes militares. Então, é muito importante que todos estejamos em alerta. É importante que as informações sejam transmitidas para os departamentos [espécie de estados] de Huila e Caquetá;, disse o presidente.

No próximo dia 20, os candidados Juan Manuel Santos, que é governista, e Antanas Mockus, do Partido Verde, enfrentam-se na disputa do segundo turno das eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação