Agência France-Presse
postado em 08/06/2010 14:07
Os eleitores de uma dezena de Estados americanos começaram a votar nesta terça-feira (8/6) para designar os candidatos de seu partido às legislativas de metade de mandato, em novembro, num contexto de irritação e populismo que pode prejudicar os atuais representantes.De Califórnia (oeste) a Arkansas (sul), passando por Nevada (oeste), as primárias devem ajudar a conhecer o atual ambiente eleitoral do país.
As eleições servirão para medir o peso do presidente Barack Obama entre os democratas e permitirão uma seleção entre os pretendentes aos cargos de representantes, senadores e governadores.
Um fenômeno de rejeição aos legisladores que saem apoderou-se dos eleitores, segundo resultados de uma pesquisa ABC/Washington Post publicados nesta terça-feira. Menos da metade (49%) dos eleitores aprovam o trabalho de seu representante no Congresso e 44% o reprovam.
A pesquisa também indica que apenas 29% dos eleitores pensam em voltar a eleger seu representante. E 60% cogitam votar em outros candidatos.
Na Califórnia, onde Arnold Schwarzenegger, atual governador republicano, não pode concorrer novamente, a ex-diretora-executiva da eBay, Meg Whitman, aparece em boa posição para obter a nomeação republicana.
Nas legislativas de novembro, renovam-se todas as cadeiras da Câmara de Representantes e um terço das do Senado.