Mundo

Hillary: Irã enfrenta duras sanções na ONU

Agência France-Presse
postado em 08/06/2010 18:36
A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira (8/6) que o Irã enfrenta "sanções mais significativas que nunca" na votação prevista para esta quarta-feira, no Conselho de Segurança da ONU.

"Penso que é correto dizer que são as sanções mais significativas que o Irã já tenha enfrentado", disse Clinton em uma coletiva de imprensa em Quito com o presidente do Equador, Rafael Correa.

Não há dúvidas de que esta resolução promovida pelos Estados Unidos será adotada, já que tem, ao menos, os nove votos necessários do total de quinze no Conselho de Segurança.

As potências ocidentais suspeitam que o Irã quer obter a arma atômica utilizando seu programa nuclear civil como fachada, o que Teerã desmente.

O texto estabelece que o Irã não poderá investir no exterior em certas atividades sensíveis, como minas de urânio, e que os navios iranianos poderão ser inspecionados em alto mar.

O projeto proíbe também a venda ao Irã de oito novas categorias de armamento pesado, incluindo carros de combate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação