Mundo

Estados Unidos desmentem o sequestro de cientista iraniano

Agência France-Presse
postado em 08/06/2010 18:47
Os Estados Unidos desmentiram nesta terça-feira (8/6) o sequestro de um físico nuclear iraniano, ante o pedido de informações do Irã sobre o paradeiro de Shahram Amiri que, segundo Teerã, teria sido capturado pelo serviço de inteligência americano.

"Se detivemos um cientista iraniano? A resposta é não", afirmou o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley, acrescentando que não faria comentários sobre se o físico iraniano estava ou não nos Estados Unidos.

A televisão iraniana havia divulgado na noite de segunda-feira um vídeo com a entrevista de um homem apresentado como Shahram Amiri, físico nuclear iraniano desaparecido em 2009 na Arábia Saudita, que afirma ter sido sequestrado pelos serviços secretos americano e saudita e levado, depois, aos Estados Unidos.

Em entrevista de cerca de quatro minutos divulgada pela emissora Irib, o homem, filmado em local fechado, aparentemente por uma webcam, disse estar atualmente "na cidade de Tucson, no Arizona" (sudoeste dos Estados Unidos).

O físico nuclear de aproximadamente 30 anos desapareceu em junho de 2009 ao chegar à Arábia Saudita, para onde foi, oficialmente, em peregrinação.

Funcionários iranianos pedem o retorno de Amiri ao Irã.

O homem conta no vídeo que, depois de ter sido sequestrado, foi "levado a uma casa em algum lugar da Arábia Saudita". "Me deram uma injeção para dormir e quando acordei estava em um avião rumo aos Estados Unidos", afirmou.

"Várias pessoas examinaram o vídeo e não estamos certos de sua autenticidade", comentou Crowley.

"Não temos o hábito de sair sequestrando pessoas através do mundo", insistiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação