Mundo

Câmara fará audiência sobre ataque de Israel a embarcação humanitária

postado em 09/06/2010 17:56

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira (9) requerimento para realizar audiência pública sobre o ataque das Forças Militares do Estado de Israel contra a Frota da Liberdade na madrugada do último dia 31 de maio. De acordo com o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que solicitou o debate, serão convidados a cineasta e ativista brasileira Iara Lee, uma das sobreviventes do ataque, e o embaixador de Israel no Brasil, Giora Becker.

Na semana do ataque, o embaixador israelense foi chamado pelo Ministério das Relações Exteriores para dar explicações sobre o ocorrido. Iara Lee já havia denunciado pela internet o cerco imposto por Israel às embarcações da Frota da Liberdade.

;É fundamental termos acesso, sem interferências de qualquer ordem, às informações acerca deste ataque brutal do governo de Israel contra civis desarmados, uma postura contrária aos princípios mais elementares de humanidade;, disse Ivan Valente.

O ataque tinha o objetivo de impedir que a expedição, reunindo 750 ativistas de cerca de 60 países, em um comboio de seis embarcações, chegasse ao porto de Gaza, em território palestino sob controle militar israelense. Os choques ocorreram a bordo da maior das seis embarcações que integravam a chamada Frota da Liberdade, onde havia cerca de 500 ativistas. Os barcos ainda se encontravam em águas internacionais, a pouco mais de 70 km da costa de Israel.

;Esta era uma ação humanitária, para levar suprimentos a uma população que sofre as consequências do bloqueio da Faixa de Gaza, outra atitude de Israel que transformou-se numa punição coletiva aos habitantes do território, violando também tratados e acordos internacionais sobre regiões de conflito;, concluiu Ivan Valente.

A audiência será marcada assim que a cineasta Iara Lee chegar ao Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação