Agência France-Presse
postado em 09/06/2010 17:42
A resolução do Conselho de Segurança da ONU que impõe novas sanções ao Irã por seu programa nuclear é uma "vitória de Pirro", disse nesta quarta-feira o presidente Luiz Inacio Lula da Silva."É uma vitória de pirro", disse Lula à imprensa durante uma visita a Natal (nordeste). "É um episódio que enfraquece o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Conselho de Segurança representa uma correlação de forças de 1948 quando foi criado", lembrou o presidente brasileiro, que busca uma reforma na composição do organismo, o mais importante da hierarquia diplomática internacional.
Lula assinou no dia 17 de maio em Teerã um acordo tripartite junto com a Turquia, que prevê a troca de urânio levemente enriquecido iraniano por urânio enriquecido a 20% em território turco, para ser utilizado em um reator nuclear de pesquisas no Irã.
O pacto foi friamente recebido pela comunidade internacional e particularmente pelas potências nucleares que, com Estados Unidos na liderança, seguiram impulsionando sanções ao regime iraniano, do qual suspeitam que busca a criação de uma bomba atômica.
O Irã anunciou horas depois do acordo assinado com Brasil e Turquia que continuaria enriquecendo urânio em seu território, e confirmou a atitude nesta quarta-feira (9/6) após a aprovação das sanções pela ONU.