Agência France-Presse
postado em 10/06/2010 08:48
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, manifestou nesta quarta-feira (9/6) seu apoio à posição de seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, sobre as novas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, e as rejeitou porque "não valem um centavo"."Disse-o bem, caramba! Não valem um centavo", declarou Chávez, principal aliado de Teerã na América do Sul.
Em um comunicado, Chávez também condenou energicamente o fato de o Conselho de Segurança ter ignorado "os esforços que países de boa vontade fizeram para alcançar junto a Teerã um acordo sem precedentes em termos de cooperação nuclear", em alusão ao Brasil e à Turquia.
Chávez igualmente rejeitou as críticas a seus governo feitas em Quito pela secretária de Estado americana Hillary Clinton, segundo as quais algumas políticas de Caracas "simplesmente não estão funcionando" em prol da população.
"Clinton ;quase chora; ao opinar sobre a Venezuela", ironizou Chávez, lendo trechos da entrevista da chanceler americana durante sua visita ao Equador.
"Veja bem, senhora Clinton, nós, sim, é que sentimos pena do que está acontecendo com o povo dos Estados Unidos: existem 40 milhões de pobres nos Estados Unidos", ironizou.