Mundo

Estados Unidos prendem 429 pessoas ligadas aos cartéis mexicanos em 16 estados norte-americanos

postado em 10/06/2010 18:52
Brasília ; O Departamento de Justiça e a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é DEA) anunciaram nesta quinta-feira (10/6) a prisão de 429 pessoas, em 16 estados norte-americanos, suspeitas de manterem vínculos com o cartéis mexicanos. Foram apreendidos carros, dinheiro e drogas ilícitas, como cocaína e maconha. As prisões e apreensões são resultado de 22 meses de investigações. As informações são do site da DEA.

Além das 429 detenções, houve também a apreensão de mais de 1,3 mil quilos de maconha, 112 quilos de cocaína e US$ 5,8 milhões. Também estavam em poder dos suspeitos 141 armas e 85 veículos. Nos últimos anos, os governos dos Estados Unidos e do México intensificaram os esforços na tentativa de conter o narcotráfico na região fronteiriça entre os dois países. De acordo com o DEA e o Departamento de Justiça norte-americano, mais de 3 mil homens atuaram nessa ação.

Em quase dois anos de investigação sobre os cartéis mexicanos, mais de 2,2 mil pessoas já foram presas e foram apreendidas 74 toneladas de drogas ilícitas, como cocaína e maconha, além de armas, segundo os dados da DEA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação