Mundo

Obama quer apoio do mundo para "liberdade" de iranianos

Agência France-Presse
postado em 10/06/2010 20:40
O presidente americano, Barack Obama, convocou nesta quinta-feira (10/6) o resto do mundo a apoiar o povo iraniano na luta pela "liberdade", em um comunicado lido em seu nome um ano após a questionada reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad.

Samantha Power, uma assessora de Obama de direitos humanos, leu um comunicado em nome do presidente durante uma recepção da National Endowment for Democracym, em homenagem aos manifestantes iranianos que saíram às ruas no ano passado e foram reprimidos após a polêmica eleição.

"É responsabilidade de todos os povos e países livres para que fique claro que estamos do lado dos que buscam a liberdade, a justiça e a dignidade, tão certas como a esperança e a história", afirma Obama em seu comunicado.

"A coragem do povo iraniano é um exemplo para nós e nos desafia a continuar nossos esforços para desviar o caminho da história em direção à justiça", acrescenta.

Os protestos pela reeleição de 12 de junho de 2009 do presidente Ahmadinejad, ofuscada pelas acusações de fraude lançadas pela oposição, desencadearam manifestações massivas severamente reprimidas pelas autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação