Mundo

Em visita à China, Ahmadinejad reafirma laços de amizade com país que votou a favor das sanções

postado em 11/06/2010 16:51
Afastando a hipótese de acirramento das tensões com a China, depois que os chineses votaram a favor das sanções ao Irã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta sexta-feira (11/6) que os dois países ;têm relações históricas;. Ahmadinejad afirmou que as afinidades se estendem às áreas da política e da economia. As informações são da Irna, a agência oficial de notícias do Irã.

;O Irã e a China têm relações históricas sempre baseadas na paz, amizade e fraternidade;, afirmou Ahmadinejad, que está em visita oficial à China depois de uma série de viagens pela região. Ele visitou a Expo Xangai 2010, uma feira de artes.

Anteontem (9), dos 15 países que integram o Conselho de Segurança das Nações Unidas, 12 votaram a favor das sanções ao Irã; inclusive os cinco membros permanentes do conselho, China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia. Apenas Brasil e Turquia votaram contra as medidas. O Líbano se absteve.

Grande parte da comunidade internacional considera o programa nuclear iraniano uma ameaça, pois esconderia a produção de armas atômicas. Ontem (10), a agência chinesa de notícias Xinhua afirmou que havia preocupação em relação ao desenvolvimento do programa iraniano. Mas informou que a expectativa é de que novas negociações sejam abertas e possibilitem o fim do impasse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação