Mundo

Grupo armado deixa 20 mortos em cidade mexicana

Agência France-Presse
postado em 11/06/2010 18:01
Pelo menos 20 pessoas morreram após um grupo de homens armados realizar ataques em diversos pontos da cidade mexicana de Puerto Madero, no estado de Tamaulipas, informou nesta sexta-feira (11/6) a polícia.

Até agora foram reportados "20 corpos, encontrados em diferentes pontos da cidade", disse à AFP um oficial da polícia federal.

Uma fonte da procuradoria estatal informou que os assassinatos estão relacionados com a atuação de um grupo de civis armados que, desde quinta-feira, protagonizam confrontos e execuções em vários pontos da cidade, localizada na costa do Golfo do México.

O estado de Tamaulipas vive há alguns meses uma onda de violência provocada pelo cartel do Golfo e seus antigos aliados "Los Zetas", uma organização formada por ex-militares de elite desertores.

Na quinta-feira, habitantes de Madero informaram aos meios de comunicação locais que um grupo armado que utilizava caminhonetes agrediu policiais e agentes de trânsito, sem que, ao que parece, fossem registradas vítimas.

Após esses avisos, autoridades receberam nesta sexta-feira informes que os levaram a descobrir seis cadáveres próximos à praça Miramar, e mais tarde houve denúncias de vizinhos informando sobre o surgimento de mais corpos nos bairros de Hipódromos, Talleres e Hidalgo.

Tamaulipas é um dos seis estados do norte do México que faz fronteira com os Estados Unidos assolado por uma onda de violência atribuída aos cartéis do narcotráfico, que deixa quase 23 mil mortos desde dezembro de 2006.

Na noite de quinta para sexta-feira, 19 pessoas morreram em um ataque de um comando contra um centro de reabilitação de viciados em Chihuahua, capital do estado de mesmo nome.

Além disso, diversos meios de comunicação relataram um ataque de pistoleiros provavelmente vinculados ao narcotráfico na quinta-feira contra o povoado de Barburia, no estado de Sinaloa (noroeste), onde queimaram cinco veículos e três casas, além de sequestrarem seis pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação