Mundo

No mundo há cerca de 215 milhões de crianças e adolescentes no trabalho, diz OIT

postado em 12/06/2010 18:02
Brasília ; No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou que há cerca de 215 milhões de crianças e adolescentes trabalhadores no mundo. A situação mais grave, segundo a organização, envolve jovens de 15 a 17 anos. Nesta faixa etária houve o aumento de 20% das atividades. A África lidera o ranking dos continentes com os maiores percentuais. Para reduzir os números até 2016, o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, pediu hoje (12) que todos os países redobrem seus esforços.

As informações são do site da Organização das Nações Unidas (ONU). ;Ainda há cerca de 215 milhões de crianças trabalhadoras no mundo sendo que a maioria em atividades perigosas. Essas crianças estão trabalhando muito em vez de estarem estudando, brincando ou acompanhando os jogos da Copa do Mundo, mesmo que à distância;, disse Somavia. ;Precisamos aperfeiçoar o nosso foco na meta de erradicação do trabalho infantil e eliminado suas piores formas até 2016".

De acordo com um relatório recente publicado pela OIT, os dados mais alarmantes se concentram entre os jovens de 15 a 17 anos. Segundo o documento, houve um aumento de 20% entre os que atuam no mercado de trabalho e estão nesta faixa etária. A situação é mais grave na África onde as estimativas apontam para um aumento nos últimos quatro anos.

O relatório mostra que houve redução de 10% das atividades praticadas entre as crianças com idade de 5 a 14 anos. O percentual de crianças, na mesma faixa etária, que trabalhavam em atividades perigosas também diminuiu 31%. Dados mostram ainda que houve redução de 15% no número de meninas no trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação