Mundo

Israel disposto a aceitar uma passagem maior de mercadorias para Gaza

Agência France-Presse
postado em 14/06/2010 10:18

Israel está disposto a aumentar a passagem de mercadorias com direção à Faixa de Gaza, como exige a comunidade internacional depois do ataque contra a frota humanitária internacional de 31 de maio, confirmou nesta segunda-feira, em Luxemburgo, o enviado especial para o Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair.

"Falei com o primeiro-ministro israelense (Benjamin Netanyahu) e é preciso agora um acordo de princípio de Israel para permitir uma maior entrada de bens na Faixa de Gaza", assinalou Blair.

"Manterão o bloqueio em relação às armas e ao material de combate, mas estão preparados para permitir a entrada de bens necessários para a vida diária das pessoas", acrescentou o enviado especial à margem de uma reunião de chanceleres europeus.

Fontes diplomáticas haviam assinalado anteriormente que o Estado hebreu pretende dentro de algumas semanas ou meses facilitar a entrada de produtos na Faixa de Gaza através de um ou dois postos de controle terrestres que separam seu território do encrave palestino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação