Mundo

Seul espera medidas 'apropriadas' da ONU contra Pyongyang

Agência France-Presse
postado em 14/06/2010 20:31
A Coreia do Sul espera que o Conselho de Segurança da ONU tome medidas "oportunas e apropriadas" contra Pyongyang, por conta do naufrágio de um de seus navios de guerra atribuído por uma investigação a um ataque de torpedo norte-coreano, informou nesta segunda-feira (14) um diplomata sul-coreano em Nova York.

"Esperamos que (...) o Conselho de Segurança tome as medidas oportunas e apropriadas em resposta à provocação da Coreia do Norte", disse à imprensa Yoon Duk-yong, professor do Instituto de Ciências e Tecnologia Avançadas da Coreia do Sul e membro de uma delegação do governo de Seul que apresentou na ONU um relatório sobre o naufrágio de 26 de março no Mar Amarelo.

Uma comissão internacional concluiu que a corveta Cheonan, em cujo naufrágio morreram 46 marinheiros sul-coreanos, foi atingida por um torpedo proveniente de um submarino norte-coreano. "Identificamos o torpedo como um modelo CHT02D norte-coreano, com base nos fragmentos que recuperamos, inclusive elementos de propulsão", afirmou Yoon.

Pyongyang desmentiu qualquer responsabilidade no incidente, um dos mais graves entre ambos os países desde o armistício da Guerra da Coreia (1950-1953), cujo tratado de paz nunca chegaram a firmar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação