Agência France-Presse
postado em 15/06/2010 16:47
A Casa Branca recorrerá, nesta terça-feira (15/6), ao YouTube para responder a perguntas do público sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México. Obama discursará à Nação às 20h (21h de Brasília), do Salão Oval da Casa Branca.O presidente, que voltou esta terça a Washington de uma visita de dois dias ao Golfo do México, anunciará em seu discurso a nomeação de um "czar" para a supervisão dos trabalhos na região afetada, disse seu porta-voz à rede ABC.
O posto de "czar" supõe "alguém que se encarregue de um plano de recuperação (...) uma vez que superarmos a fase de limpeza e resposta ao desastre", causada pelo vazamento, disse Robert Gibbs.
[SAIBAMAIS]O novo funcionário deverá supervisionar os esforços "para aumentar a saúde e viabilidade das espécies no local, a fauna e flora, assim como a beleza natural que todos sabemos que abriga o Golfo do México", detalhou. Gibbs disse que em sua fala, Obama "esboçará" um "plano para avançar na restauração do Golfo, não desde sua situação prévia a este acidente, mas restaurá-lo ao que era anos atrás".
O diretor de novas mídias da Casa Branca, Macon Phillips, disse que o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs responderá a perguntas submetidas via YouTube depois do discurso de Obama. "Em todo o país, muitos têm perguntas sobre como este desastre aconteceu e o que está sendo feito para fazer a coisa certa", destacou Phillips em um blog no site do executivo, WhiteHouse.gov. "Para melhor entender o que as pessoas querem saber, oferecemos uma opção para todos votarem em questões sobre o vazamento de petróleo ou fazer a sua própria" pergunta, afirmou.
As perguntas a Gibbs podem ser postadas no link YouTube.com/WhiteHouse, enquanto as respostas serão dadas ao vivo no YouTube e em . A ferramenta Google Moderator será usada para votar nas questões, com base em popularidade.
Entusiasta das ferramentas digitais, o governo americano recorreu ao YouTube em várias ocasiões no passado e Obama respondeu a perguntas de usuários do site de compartilhamento de vídeos do Google, em fevereiro passado.
Obama utilizou a rede para organizar, comunicar e levantar recursos durante sua campanha às eleições presidenciais e a Casa Branca tem um canal no YouTube, além de estar presente nas redes sociais Facebook, Flickr, MySpace e Twitter.