Mundo

Israel vai aliviar bloqueio a Gaza

postado em 16/06/2010 08:18
A decisão israelense de revisar o formato do bloqueio naval à Faixa de Gaza não foi o bastante para satisfazer o presidente da Autoridade Palestina (AP). Mahmud Abbas insistiu ontem que todos os sete postos fronteiriços do território precisam ser liberados. ;Esse bloqueio deve ser suspenso, no sentido de que todas as sete passagens devem ser abertas a todas as necessidades da Faixa de Gaza;, declarou o líder palestino à agência de notícias Reuters, após um encontro com o colega egípcio, Hosni Mubarak, no balneário de Sharm el-Sheikh, às margens do Mar Vermelho.

Criança diante de tenda onde vive com sua família, na Faixa de GazaNo mesmo dia, Isaac Herzog, ministro do Bem-Estar Social de Israel, admitiu que examina o fim da forma atual do embargo a Gaza. De acordo com ele, essa política é contraproducente. ;É hora de acabar com o bloqueio na sua forma atual. Isso não traz valor nenhum a Israel. De um ponto de vista diplomático, causa grandes problemas para a imagem;, disse Herzog à Rádio Israel.

A medida chegou a ser cogitada pelo ex-premiê britânico Tony Blair, enviado especial do Quarteto ; formado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Organização das Nações Unidas (ONU) ; ao Oriente Médio. ;Ainda que o bloqueio permanecerá em relação às armas e materiais de combate, os itens para o dia a dia entrarão;, afirmou Herzog.

Segundo o jornal Haaretz, Israel deve aprovar hoje o plano para permitir o envio de ajuda aos moradores de Gaza. O Gabinete de Segurança de Benjamin Netanyahu se reunirá hoje para votar a proposta feita por Blair e pelo próprio premiê. O plano permitirá a transferência de material de construção usado apenas pela ONU.

Entrega
Mais de duas semanas após o ataque israelense à flotilha humanitária no Mar Mediterrâneo, a ONU anunciou ontem que se encarregará da entrega do carregamento apreendido na operação. ;A ONU obteve consentimento dos proprietários do carregamento dos três navios turcos para assumir a responsabilidade da carga e assegurar sua distribuição para Gaza com propósito humanitário;, declarou Robert Serry, coordenador da ONU para o Oriente Médio, durante pronunciamento no Conselho de Segurança. ;A crise envolvendo a flotilha é o último sintoma de uma política fracassada;, alegou Serry. ;A situação em Gaza é insustentável e a atual política é inaceitável e contraproducente, e exige uma estratégia diferente e mais positiva;, acrescentou.

TEERÂ PREPARA COMBOIO
O governo iraniano, inimigo declarado de Israel, anunciou ontem que enviará à Faixa de Gaza duas embarcações carregadas com ajuda humanitária coletada pela organização não governamental Crescente Vermelho. O primeiro navio partiu anteontem e será seguido por outro neste fim de semana. Segundo o jornal israelense Yedioth Ahronoth, o movimento xiita Hezbollah também organiza um barco com a ajuda da Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação