Mundo

Mercosul estuda medidas para combater narcotráfico e violência

postado em 16/06/2010 16:26
O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, além da Bolívia e do Equador, devem adotar medidas comuns para o combate à violência e ao tráfico de drogas na região. Na sexta-feira (18/6), os ministros da Justiça e Defesa dos quatro países se reúnem em Assunção para tentar reforçar os acordos multilaterais e definir as decisões. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, representará o Brasil no encontro.

Há cerca de um mês, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai, estiveram reunidos para discutir o assunto. Na ocasião, definiram como prioridade o combate às quadrilhas de narcotraficantes na região e o reforço da segurança nas cidades da fronteira paraguaia e brasileira. Na sexta-feira, Barreto voltará a conversar sobre o tema com o ministro do Interior do Paraguai, Rafael Filizzola.

De acordo com autoridades paraguaias, o objetivo da reunião é discutir as questões relacionadas ao crime organizado e à segurança nos países do Mercosul e os vizinhos da região. A ideia é reforçar a integração regional e a cooperação entre as nações do Mercosul. No encontro, os ministros deverão apresentar as experiências já implementadas e propostas.

De acordo com Filizzola, é necessário pôr em prática ações que demonstrem capacidade de resposta para melhorar a segurança. No caso do Paraguai, a prioridade é conter o avanço do grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP). ;É uma prioridade que o Executivo não poupa recursos nem materiais para desbaratar a ação desses criminosos.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação