Mundo

Casa Bernadotte da Suécia, a mais antiga dinastia reinante na Europa

Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 14:48
A princesa herdeira Victoria da Suécia, que no sábado casa-se com o plebeu Daniel Westling, pertence à mais antiga dinastia a reinar sem interrupção na Europa, fundada há quase dois séculos pelo francês Jean-Baptiste Bernadotte.

Bernadotte, nascido em Pau (sudoeste da França) em 1763 de uma família humilde, era um simples soldado durante a revolução francesa e marechal do Império, na época de Napoleão, tendo sido trazido de volta pelos suecos quando o país entrava em ruínas.

Esse republicano antimonárquico acabaria curiosamente no trono da Suécia em 1818 e, até o dia de hoje, seus descendentes se sucedem sem interrupção no país.

A princesa Victoria, quando substituir seu pai Carlos XVI Gustavo, se tornará a primeira rainha da Suécia da Casa Bernadotte e a sétima descendente de seu ancestral francês no trono escandinavo.

Quando em 1810 a Suécia, que havia ficado sem rei, foi buscar Jean-Baptiste Bernadotte, príncipe de Porte Corvo, para fundar uma nova dinastia, o país estava quebrado economicamente, politicamente e militarmente, após a derrota para a Rússia, que arrebatou a Finlândia. O rei Gustavo IV Adolfo precisou abandonar o trono.

Antes de ser coroado, o marechal Bernadotte foi primeiro eleito "príncipe real" da Suécia por unanimidade pelo Parlamento do país em agosto de 1810. Posteriormente, assumiu o nome de Carlos XIV e reinou por 26 anos, até sua morte em 1844... sem jamais ter falado sueco.

Dois séculos depois, as origens francesas não são mais que uma longínqua lembrança para a família real sueca.

"Hoje em dia não sobra muito sangue francês nas veias dos Bernadotte. A herança alemã domina", escreve o historiador e jornalista Herman Linqvist, biógrafo de Victoria.

"Das sete rainhas da dinastia Bernadotte, todas tinham uma mãe alemã, com exceção da rainha Désirée, esposa de Carlos XIV Juan", acrescenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação