Mundo

Maré negra: S rebaixa nota da BP em dois níveis

Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 18:30
A agência de classificação de riscos Standard and Poor;s rebaixou nesta quinta-feira (17/6) em dois níveis, para A, a nota da dívida da petroleira britânica BP, um dia depois do anúncio da criação de um fundo de US$ 20 bilhões para o pagamento de indenizações pelos danos do vazamento de petróleo no Golfo do México.

"A medida é um reflexo da nossa opinião sobre os desafios e as incertezas que a BP enfrenta desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon", afirma a Standard and Poor;s em um comunicado.

O anúncio acontece pouco tempo depois de uma decisão similar da agência de classificação financeira Fitch, no início da semana.

O presidente executivo da BP Tony Hayward enfrentou nesta quinta-feira a cobrança dos políticos americanos pelo fracasso da empresa nas tentativas de conter a maré negra que se extende na região.

Os políticos americanos acusaram o grupo petroleiro de negligenciar a segurança na plataforma, que explodiu em 20 de abril a cerca de 80 km da costa dos Estados Unidos, o que levou ao maior derrame de petróleo na história do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação