Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 18:37
Faisal Shahzad, o americano de origem paquistanesa suspeito de ter preparado o atentado frustrado de Times Square, em Nova York, no dia 1o de maio passado, foi formalmente acusado nesta quinta-feira (17/6) pela justiça dos Estados Unidos, que também citou a ajuda que recebeu de talibãs paquistaneses.As acusações apresentadas por um grande juri "mostram que os talibãs paquistaneses facilitaram a tentativa de ataque de Faisal Shazad em solo americano", informou o procurador-geral Eric Holder.
A Procuradoria do distrito sul de Nova York também anunciou em um comunicado que Shazad foi acusado formalmente por um grande juri e que comparecerá na próxima segunda-feira perante a juíza federal Miriam Goldman.
Shahzad, de 30 anos, é acusado de dez crimes - seis deles com pena máxima de prisão perpétua - por abandonar um veículo com uma bomba artesanal em seu interior no bairro dos teatros em Nova York no dia 1 de maio.
A bomba não explodiu e Shahzal foi preso no dia 3 de maio quando tentava viajar para Dubai no aeroporto John F. Kennedy de Nova York.