Agência France-Presse
postado em 18/06/2010 17:08
O chanceler argentino Jorge Taiana apresentou renúncia irrevogável por "razões estritamente pessoas" e foi substituído pelo até agora embaixador nos EUA, Héctor Timerman, anunciou nesta sexta-feira (18/6) a chefe de gabinete, Aníbal Fernández, durante entrevista coletiva.Fernández disse que Taiana havia se demitido "por razões estritamente pessoais" e antecipou a nomeação, como novo chanceler, de Timerman, que também foi cônsul em Nova York.
Taiana apresentou sua renúncia em carta dirigida ao secretário de Legal e Técnica da Presidência, Carlos Zannini, na qual relacionou sua decisão a "diferenças irreconciliáveis" com o manejo da política externa do governo, segundo meios locais.
O ex-chanceler havia assumido o cargo em dezembro de 2005, durante o governo do ex-presidente Néstor Kirchner (2003/2007), em substituição a Rafael Bielsa.
O ministro demissionário é um peronista histórico e filho de Jorge Alberto Taiana, médico pessoal do três vezes presidente Juan Domingo Perón (1945/55 e 1973/74) e ministro da Educação de seu terceiro governo.
Sociólogo de profissão, militante político e defensor dos direitos humanos desde a sua juventude, esteve preso pela ditadura militar entre 1975 e 1982.