Mundo

Karzai visita Hiroshima para orar por vítimas da bomba atômica

postado em 19/06/2010 10:16
Japão - O presidente afegao Hamid Karzai fez neste sábado sua primeira visita a Hiroshima, às vésperas do 65o. aniversário da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos contra esta cidade do oeste de Japão durane a Segunda Guerra Mundial.

Karzai, que usava a tradicional vestimenta afegã, colocou um ramo de flores no monumento erguido em memória das vítimas da bomba atômica e no Parque Comemorativo da Paz, segundo a imprensa local.

Depois de visitar as zonas devastadas pelo ataque, Karzai disse que a lição de Hiroshima era que essas atrocidades não devem se repetir, segundo a agência Kyodo.

Depois de ouvir o relato de um sobrevivente, o presidente afegão afirmou que o uso de bombas atômicas não se justifica em qualquer situação.

Em Hiroshima, mais de 140.000 pessoas morreram instantaneamente no dia e nos dias e semanas que se seguiram ao ataque em 6 de agosto de 1945.

Karzai, que realiza sua primeira visita ao Japão desde que começou seu segundo mandato presidencial, agradeceu ao primeiro-ministro japonês Naoto Kan pelo apoio de seu país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação