Agência France-Presse
postado em 19/06/2010 21:24
Homens armados assassinaram neste sábado (19/6) o prefeito do município fronteiriço de Guadalupe, a duas semanas de serem realizadas as eleições municipais em todo o estado mexicano de Chihuahua (norte do país), informaram autoridades estatais.Além disso, entre a noite de sexta-feira e este sábado foram cometidos outros 18 homicídios em Chihuahua.
O vereador Manuel Lara Rodríguez "foi assassinado no interior de um domicílio particular" de Guadalupe, fronteira com o Texas (Estados Unidos) e localizada a 60 quilômetros a leste de Ciudad Juárez, informou à imprensa a subprocuradoria de Justiça de Ghihuahua.
Segundo as primeiras investigações "foram três homens que dispararam fora de sua casa e depois fugiram em um automóvel", completou.
Em fevereiro, um comando armado assassinou Ramón Mendívil, prefeito do município de GUadalupe e Calvo, ao sul de Chihuahua.
Chihuahua, o estado mais violento do país por disputas entre cartéis da droga, realizará eleições locais em seus 67 municípios, em 4 de julho.
As autoridades atribuem a violência em Chihuahua e especialmente em Ciudad Juárez - a localidade com maior índice de homicídios no ano passado, com mais de 2.660 - a um confronto entre os poderosos cartéis de Juárez e de Sinaloa.