Agência France-Presse
postado em 21/06/2010 18:11
Pelo menos 400 barris de petróleo transportados por uma embarcação do consórcio argentino Pluspetrol foram derramados no rio Marañón, na região amazônica peruana, informou a empresa nesta segunda-feira (21/6)."Vazaram em torno de 400 barris", disse à AFP Robert Falcón, chefe regional do sistema de Defesa Civil, ao afirmar que ocorreu um problema de contaminação de magnitude ainda não determinada.
Daniel Guerra, porta-voz da Pluspetrol, confirmou a cifra do derramamento e disse à rádio RPP que a empresa aplicou o plano de contingência na região do derramamento.
A embarcação, que transportava 5.000 barris de petróleo e estava ancorada no porto de San José de Saramuro, na região de Loreto, 1.000 km ao nordeste de Lima, sofreu uma fratura no casco devido a causas que estão sendo investigadas.
A empresa enviou com urgência pessoal especializado para mitigar os danos que podem ter sido produzidos, afirmou Guerra, completando que o vazamento já foi controlado.
O chefe da Defesa Civil declarou que "é um fato que produziu poluição" das águas do Marañón e assegurou que haverá cuidado especial para proteger a saúde de membros das comunidades nativas que habitam essa região amazônica, normalmente vivendo da pesca.