Agência France-Presse
postado em 22/06/2010 08:43
O diretor de orçamento da Casa Branca, Peter Orszag, deixará a adminstração americana, informou na noite de segunda-feira (21/6) o jornal Washington Post citando um democrata ligado ao governo.A fonte, que não foi identificada, disse que Orszag deixará seu cargo nas próximas semanas depois de ter supervisionado durante 18 meses os planos de gastos de Obama.
Orszag esteve à frente da Agência de Gestão e Orçamento desde a posse de Obama em janeiro de 2009, e foi um assessor decisivo em duas das maiores iniciativas legislativas do presidente: a lei de estímulo econômico e a histórica reforma do sistema de saúde.
Apesar de se tratar do primeiro integrante do círculo mais íntimo de Obama a renunciar ao cargo, sua saída não é uma surpresa para muitos, que acreditavam que não ficaria muito tempo no governo.
Orszag apresentou o orçamento 2011 há alguns meses e agora etá em revisão no Congresso. A Agência de Gestão e Orçamento á está preparando o pedido de orçamento para o próximo ano fiscal, que será entregue no começo do próximo ano, e ter uma rápida substituição permitirá uma transição menos agitada.
Em sua vida privada, Orszag, de 41 anos, está comprometido com uma jornalista de tv e diz que planeja se casar no final do ano.