Agência France-Presse
postado em 22/06/2010 16:52
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega afegão, Hamid Karzai, concordaram nesta terça-feira sobre a necessidade de tomar "decisões difíceis", especialmente em matéria de corrupção, anunciou a Casa Branca.
[SAIBAMAIS]Em teleconferência, Obama e Karzai mantiveram na manhã desta terça-feira um diálogo qualificado de "produtivo" pelo porta-voz da presidência americana, Robert Gibbs.
Duramte essa conversa, ocorrida um dia antes de Obama reunir-se com sua equipe de segurança nacional para falar da situação no Afeganistão e no Paquistão, ambos os presidentes "concordaram sobre a necessidade de tomar decisões difíceis em vários âmbitos, como a destituição de responsáveis corruptos", disse Gibbs.
Obama e Karzai manifestaram sua vontade de atuar a favor dos habitantes de Kandahar, região onde as forças internacionais concentram seus esforços militares contra os talibãs.
Barack Obama anunciou em dezembro o envio de mais 30.000 soldados para o Afeganistão, com a esperança de recuperar as rédeas da situação frente aos talibãs para poder iniciar a retirada das tropas no verão (do Hemisfério Norte) de 2011. Para consegui-lo, as forças da Otan lançaram uma vasta ofensiva na província meridional de Kandahar.