Agência France-Presse
postado em 22/06/2010 17:39
Washington - O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, conversará sobre o processo de paz entre Israel e os palestinos, nesta quarta-feira, em Washington, com a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, informou esta terça-feira o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Em maio, os palestinos aceitaram manter um diálogo indireto com Israel, intermediado pelo emissário americano, George Mitchell.
A flexibilização do bloqueio a Gaza e a investigação sobre a operação militar contra uma frota humanitária internacional que seguia rumo ao território palestino também serão mencionados no encontro.
Espera-se que a secretária de Estado ressalte o desejo de Washington de "trabalhar com Israel para garantir a aplicação" da flexibilização do bloqueio, prosseguiu o porta-voz, enquanto "falta avançar" concretamente após o anúncio desta decisão pelo governo israelense.
Hillary e Barak também falarão das "preocupações urgentes e legítimas de Israel por sua segurança, entre as quais estão a Síria, o Irã, o Hamas e o Hezbollah", disse Crowley.
Israel informou, no domingo, que autorizará a entrada de todos os "bens para uso civil" a Gaza, "salvo equipamentos militares e material que possa reforçar a máquina de guerra do Hamas".