Mundo

Universidade da Nova Zelândia revoga título de honoris causa concedido a Fujimori

postado em 23/06/2010 16:40
Brasília ; Condenado por violações aos direitos humanos, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori recebeu nesta quarta-feira (23/6) mais uma punição. A Lincoln University, da Nova Zelândia, retirou de Fujimori o título de doutor honoris causa, concedido em 1998. Na ocasião, Fujimori foi homenageado pelas colaborações no estímulo à agricultura e à ciência no Peru. As informações são da universidade neozelandesa, que publicou um comunicado sobre a decisão.

;[A instituição] dá um valor fundamental ao respeito pelos direitos humanos e lamenta o envolvimento do professor Fujimori em flagrante violação dos direitos humanos no Peru;, disse o vice-reitor da universidade, Roger Fiel, segundo informações da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.

Em abril do ano passado, Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por violar os direitos humanos no período em que era presidente do Peru. Ele é acusado de ter ordenado assassinatos e sequestros executados por militares, na década de 90. A decisão foi confirmada pela Suprema Corte peruana.

Antes, em 2007, o ex-presidente foi condenado a seis anos de prisão pela revista ilegal da casa de um ex-assessor. Ele foi obrigado a ressarcir financeiramente as vítimas. No mesmo processo judicial, Fujimori ficou impedido de exercer cargos públicos por dois anos.

De acordo com o comunicado publicado no site da universidade, Fujimori visitou a Nova Zelândia e a Lincoln University por duas vezes. Em uma delas, era professor universitário e cientista no Peru, da AOS Universidade Agrícola e, depois, como presidente da República.

;A revogação [do título] seguiu um conjunto de diretrizes e o destinatário agiu de forma contrária aos valores da Lincoln University e agiu de forma prejudicial para a imagem pública e a reputação da instituição;, diz o comunicado da universidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação