Mundo

Austrália tem sua primeira mulher premier

Agência France-Presse
postado em 23/06/2010 21:34
A trabalhista Julia Gillard tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de premier da Austrália, depois que seu antecessor, Kevin Rudd, abdicou do posto de líder do partido, evitando uma votação em que a derrota era certa.

"A próxima primeira-ministra trabalhista, a primeira mulher a ocupar o cargo de premier neste país será Julia Gillard", disse um porta-voz do partido.

Gillard, de 48 anos, assumiu o posto deixado por Rudd, depois que o premier deixou o cargo, admitindo ter perdido o apoio de líderes importantes do país e sofrido queda nas pesquisas de opinião. "Eu me sinto muito honrada, farei um discurso completo muito em breve", disse Gillard aos jornalistas após deixar a votação do partido, no Parlamento, em Canberra.

O tesoureiro Wayne Swan, considerado um timoneiro que conduziu o país com habilidade durante a crise financeira internacional, será o vice-premier, uma vez que ele e Gillard forem empossados pelo governador geral, Quentin Bryce, esta quinta-feira.

Esperava-se que Rudd contestasse a votação do Partido Trabalhista em Gillard, uma profissional sem filhos, que ingressou no Parlamento em 1998.

Mas depois de indícios de que ele perderia a eleição, obtendo o apoio de apenas 30 de seus colegas parlamentares, contra os mais de 70 apoiadores de Gillard, ele se esquivou.

O líder trabalhista Rudd (centro-esquerda) tinha bom desempenho nas pesquisas de opinião até recentemente, mas sua taxa de aprovação despencou desde que adotou uma série de decisões polêmicas, como o recuo no mercado de emissões de carbono para combater as mudanças climáticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação