Agência France-Presse
postado em 26/06/2010 16:32
Toronto (Canadá) - O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, divulgou ontem (25/6) um informe, na Agência Venezuelana de Notícias, no qual declara apoio ao programa nuclear do Irã. Segundo o informe, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, tem direito de enriquecer o urânio para fins pacíficos, como a fabricação de medicamentos.A reportagem da agência venezuelana cita o apoio da Venezuela às afirmação do diretor da Organização de Energia Nuclear do Irã, Ali-Akbar Salehi, que informou na última semana que foram produzidos 17 quilos de urânio enriquecido a 20% no país. ;O Irã poderia enriquecer urânio em qualquer nível. É um direito do Irã", disse Salehi. ;Nós temos assegurado o nosso direito de enriquecer combustível na medida em que precisamos".
De acordo com a reportagem, a reação dos Estados Unidos à iniciativa não corresponde ao respeito aos direitos internacionais. Como exemplo, a agência citou informações da imprensa oficial da Rússia, que também criticou a reação do governo do presidente norte-americano, Barack Obama.
O apoio da Venezuela ao programa nuclear iraniano foi divulgado hoje (26/6) na agência de notícias oficial do Irã, a Irna. Para os iranianos, o comunicado de apoio foi um suporte para o Irã, que sofre sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, dos Estados Unidos, da União Europeia e do Canadá. Para parte da comunidade internacional, o programa nuclear iraniano esconde a intenção do país islâmico de produzir armas atômicas.