Mundo

Quase todos os refugiados no Uzbequistão voltaram ao Quirguistão

Agência France-Presse
postado em 26/06/2010 19:05
BISQUEQUE - Quase todos os 75.000 refugiados quirguizes que fugiram para o Uzbequistão por causa da violência étnica desatada no sul do Quirguistão, voltaram ao seu país, informaram autoridades quirguizes este sábado (26/6), na véspera do referendo constitucional.

"Todos os acampamentos de refugiados no Uzbequistão estão agora fechados", declarou aos jornalistas o diretor-adjunto dos guardas de fronteira quirguizes, Tcholponbek Turrussbekov.

Segundo ele, 75.380 refugiados voltaram ao Quirguistão. Trezentos e oitenta ainda se encontram no vizinho Uzbequistão, pois permanecem internados em hospitais locais, afirmou.

No total, 400.000 pessoas fugiram do sul do Quirguistão depois das sangrentas violências étnicas de meados de junho, parte delas refugiando-se no Uzbequistão, e o restante no interior do país.

As violências entre quirguizes e a minoria uzbeque deixaram 2.000 mortos, segundo as autoridades.

Vários observadores temem que o referendo previsto para domingo no país sobre uma revisão da Constituição desencadeie novas tensões.

O governo interino, que chegou ao poder em abril, após um levante popular, espera que esta votação estabilize o pequeno país da Ásia Central, afetado pela pobreza e por crises políticas consecutivas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação