Agência France-Presse
postado em 27/06/2010 17:52
WASHINGTON - O senador democrata Robert Byrd, de 92 anos, o político há mais tempo em atividade no Congresso americano, está hospitalizado em estado grave, anunciou seu gabinete neste domingo (27/6).Byrd, há 57 anos a serviço do Congresso, deu entrada no fim da semana passado em um hospital próximo da capital americana e seus médicos qualificaram que ele está ;gravemente doente;", segundo comunicado divulgado por seu gabinete.
O senador por West Virginia, que se locomove em cadeira de rodas, foi hospitalizado "aparentemente por um esgotamento causado pelo calor excessivo e desidratação severa devido às altíssimas temperaturas" do verão (boreal) em Washington, que costumam ser quentes e úmidos.
"Supostamente ficaria não mais de alguns dias no hospital", acrescentou o comunicado. "No entanto, foi submetido a mais exames e seus médicos determinaram que (...) seu estado é grave", acrescentou.
Importante aliado de Barack Obama durante a campanha presidencial de 2008, Byrd tornou público seu arrependimento por ter pertencido à Ku Klux Klan e por participar de uma manobra legislativa para adiar a aprovação da lei dos direitos civis de 1964.
No ano passado, o senador sofreu vários problemas de saúde, que motivaram especulações sobre sua possível aposentadoria, que até o momento não se concretizaram.
Em novembro, Byrd superou o recorde de longevidade no Congresso, que até então pertencia ao senador Carl Hayden (1912-1969) com 56 anos e 319 dias.