Mundo

Serviço secreto colombiano nega ter espionado presidente do Equador

Agência France-Presse
postado em 28/06/2010 19:03
O serviço secreto colombiano negou nesta segunda-feira (28/6) ter interceptado telefonemas do presidente equatoriano, Rafael Correa, de seus colaboradores e de militares, políticos, empresários e jornalistas em 2008, como foi divulgado pela imprensa desse país.

"O DAS (Departamento de Segurança) não realizou nenhuma atividade irregular de inteligência em território equatoriano. (...) De nenhuma maneira e sob nenhum meio o DAS interveio na privacidade do presidente da República do Equador, Rafael Correa, ou de qualquer cidadão equatoriano", completou.

Em um comentário sucinto, o orgão de inteligência atribuiu a versão a "pessoas que tentam com informações tergiversadas confundir os veículos de imprensa e a opinião pública, com o objetivo de turvar o caminho de melhora nas relações entre os dois países".

Nesta segunda-feira, o jornal equatoriano El Universo afirmou que em 2008, quando Quito rompeu relações diplomáticas com Bogotá, o DAS interceptou os telefones do presidente equatoriano e de vários de seus colaboladores.

Segundo o jornal, a espionagem telefônica a Correa foi realizada com equipamentos da Colômbia, que ainda estariam em Quito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação