Mundo

Cooperação internacional é chave para política espacial de Obama

Agência France-Presse
postado em 28/06/2010 20:33
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou nesta segunda-feira (28/6) a nova política espacial americana, cuja pedra angular é a cooperação internacional na exploração do espaço.

"Nossa política reflete a forma como nossos imperativos e obrigações no espaço mudaram nas últimas décadas", explicou Obama em um comunicado.

"Não estamos competindo mais com um adversário e um dos nossos principais objetivos é promover uma cooperação pacífica e a colaboração no espaço".

"É importante para todo o país que atuemos de maneira responsável no espaço para ajudar a evitar acidentes, percepções equivocadas e a desconfiança", destaca o documento de 14 páginas publicado no site da Casa Branca.

Os Estados Unidos também buscarão sócios para seu programa espacial com o objetivo de melhorar o monitoramento sobre o meio ambiente, minimizar o risco de desastre orbital e controlar o lixo espacial.

Um funcionário do departamento de Estado, que pediu para não ser identificado, declarou nesta segunda-feira que a "cooperação é a pedra fundamental deste novo enfoque".

O funcionário explicou que o governo Obama começou no ano passado a elaborar esta nova política para o espaço, pedindo a aliados como Grã-Bretanha, França e Japão que indiquem como veem este tipo de cooperação.

Este funcionário disse ainda que Obama já entrou em contato com Rússia e China sobre o mesmo tema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação