Mundo

Obama sabia de espiões russos antes de encontrar Medvedev

Agência France-Presse
postado em 29/06/2010 16:47
O presidente americano, Barack Obama, sabia da operação do FBI para prender os supostos espiões russos antes de se encontrar com o presidente Dmitri Medvedev na semana passada, mas não abordou o tema nas conversas, segundo o porta-voz da Casa Branca.

No entanto, a Casa Branca informou que as revelações, que foram recebidas com cólera pela Rússia, não irão interferir nos esforços de ambos os lados para retomar as relações, que melhoraram desde que Obama assumiu o governo dos EUA no ano passado.

[SAIBAMAIS]A operação foi lançada alguns dias depois de uma calorosa reunião entre Obama e Medvedev, na qual ambos os lados fizeram elaborados esforços para enterrar quaisquer tensões dos tempos da Guerra Fria. "Não acredito que isso afetará a retomada de nossas relações com a Rússia. Nós fizemos grandes progressos no último ano e meio", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Gibbs disse que Obama tinha conhecimento da operação antes de encontrar Medvedev, mas não levantou o tema nas conversas com seu homólogo russo na semana passada, quando se encontraram em uma lanchonete em Virginia.

O Departamento de Estado, por enquanto, informou que os 11 supostos espiões russos presos nesta semana são "vestígios" do passado da Guerra Fria e que as relações entre os dois países continuam melhorando.

"Nós estamos nos movendo rumo a uma relação de maior confiança. A Guerra Fria já se foi, nossas relações demonstram isso", disse Phil Gordon, secretário de Estado adjunto americano para assuntos europeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação