Agência France-Presse
postado em 29/06/2010 17:35
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira (29/6) o rei Abdullah da Arábia Saudita na Casa Branca, num momento em que procura dar novo impulso ao processo de paz no Oriente Médio e incrementar a pressão sobre o Irã, por seu polêmico programa nuclear.O encontro também envolveu a política americana no Afeganistão, depois da demissão do general Stanley McChrystal como comandante das tropas da Otan, e os esforços empreendidos por Washington e Riad em matéria de segurança nacional, além da estreita colaboração na luta contra a rede Al-Qaeda.
"O senhor é um homem honrado, um bom homem. Não digo isto para elogiá-lo, mas porque é a verdade, o que escuto das pessoas de todo o mundo", afirmou Abdullah ao final de um almoço com Obama na Casa Branca.
A visita do rei saudita, de 86 anos, ocorre uma semana antes de Obama receber o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, após a decisão do Estado hebreu de flexibilizar seu bloqueio sobre a Faixa de Gaza.
"Discutimos sobre o processo de paz no Oriente Médio e sobre a importância de se avançar de forma significativa e enérgica para garantir uma pátria palestina que possa conviver ao lado de um Estado israelense próspero e seguro", disse Obama.
O presidente americano tenta relançar as negociações indiretas entre israelenses e palestinos, com a esperança de poder estabelecer um rápido canal de negociação oficial entre as duas partes.