Mundo

Alemanha: candidato de Merkel à presidência vence no terceiro turno

Agência France-Presse
postado em 30/06/2010 18:22
A chanceler alemã, Angela Merkel, que sofreu um duro revés no primeiro e no segundo turnos das eleições presidenciais da Alemanha, reverteu a situação, com a vitória de seu candidato, o conservador Christian Wulff, no terceiro e último turno do pleito.

Wulff, de 51 anos, até agora ministro-presidente da Baixa Saxônia (noroeste), obteve 625 votos, contra 494 para o candidato da oposição social-democrata e ecologista, o popular dissidente da antiga Alemanha Oriental, Joachim Gauck, de 70 anos. Houve 121 abstenções.

Os outros dois candidatos, a do partido Die Linke (extrema-esquerda), Lukrezia Joshimsen, e o dos neonazistas do NPD deixaram as eleições antes do último turno.

Na última rodada de votação só era necessária uma maioria relativa na Assembleia Federal, colégio de 1.244 eleitores composto de 622 deputados do Bundestag (câmara baixa do Parlamento) e 622 delegados nomeados pelos 16 parlamentos regionais.

Nos dois primeiros turnos era necessário obter a maioria absoluta, o que Christian Wulff não conseguiu, apesar de seu apoio, formado por democrata-cristãos e liberais, dispor teoricamente de 644 vozes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação