Mundo

Furacão Alex pode provocar tempestades até sexta-feira

postado em 30/06/2010 18:24
O furacão Alex, primeiro da temporada 2010 no Oceano Atlântico, castiga o nordeste do México e o sul do estado do Texas, no Golfo do México. Desde que foi dado o alerta de furacão, pelo Centro de Meteorologia do México e o Centro Americano de Furacões (NHC), nos Estados Unidos, com sede em Miami, nesta quarta-feira (30/6), o governo mexicano evacua a região costeira do estado de Tamaulipas. Segundo a defesa civil de Matamoros (cidade costeira de Tamaulipas), já foram retiradas cerca de 2.500 pessoas das áreas costeiras a leste da cidade.

Na manhã de hoje, Alex estava em 378 km a sudeste de Brownsville (Texas) e se movendo a oeste-noroeste a 11 km/h, com ventos de até 120 km/h. ;Os ventos máximos são de 120 km/h, com rajadas mais fortes;, destaca o NHC em seu último relatório. Segundo Eduardo Araújo, do NHC, furacões e tempestades podem mudar de características com o passar do tempo, ;mas hoje podemos prever que Alex tocará o litoral dos Estados Unidos entre a 0h e a 1h de quinta, em um setor muito próximo da fronteira entre os EUA e o México;, disse. Neste momento (agora de tarde) ele se desloca no rumo noroeste, em direção a uma região conhecida como La Pesca (México), logo ao sul da fronteira, na altura do Texas.

De acordo com Jaime Albarrán, do Centro de Meteorologia do México, o furacão é de categoria 1, mas pode chegar a categoria 2 ; na escala Saffir-Simpson (máximo de cinco) ; antes de atingir o solo, com ventos de até 160 km/h. ;Há um aumento de velocidade dos ventos, além de chuvas torrenciais que podem causar uma inundação de 12 a 50 centímetros nas cidades costeiras. Esse é nosso maior problema.; Albarrán também afirma que a tempestade pode durar até sexta.

Segundo Eduardo Araujo, do NHC, Alex deve continuar se deslocando com uma trajetória praticamente paralela à fronteira entre EUA e México, perdendo força à medida que avança pelo território. No México, o furacão deve atingir os estados de Nuevo León, San Luis Potosi e Coahuila. ;Principlamente o sul de Coahuila;, enfatizou o meteorologista mexicano. Albarrán relata que todo o México já sente os efeitos do furacão Alex. ;Todo o território nacional está coberto por uma nubelosidade, consequência do fenômeno meteorológico. Porém, o nordeste do país é quem vai mais sentir os efeitos dos ventos.;

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, emitiu um comunicado de advertência de furacão para os municípios do sul do Texas, além de uma alerta de tempestade tropical cobrindo uma área mais ampla do estado. ;O governador do Texas declarou área de desastre na região que poderá ser afetada, o que implica a remoção obrigatória de veículos de grande porte, que são mais sujeitos a serem arrastados pelo vento e podem representar risco. Para os moradores, a remoção é voluntária;, disse Araujo.

Cerca de 30 plataformas de petróleo que estavam no caminho da tempestade foram evacuadas. Segundo o NHC, é certo que Alex não passará nem perto da zona afetada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, que está bem mais a nordeste. ;Eu diria que felizmente é essa a situação. Mesmo assim, a tempestade provoca ventos fortes e mar agitado. Por isso, a maior parte do pessoal foi retirado e as operações de limpeza (da mancha de óleo) foram bastante reduzidas;, disse Eduardo Araújo, do Centro Nacional de Furacões de Miami.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação