Mundo

Retomada do contato Israel-Turquia veio dos israelenses

Agência France-Presse
postado em 01/07/2010 19:46
O ministro turco das Relações Exteriores confirmou nesta quinta-feira no Parlamento, em Ancara, que seu encontro secreto de quarta-feira em Bruxelas com o ministro israelense do Comércio, Benjamin Ben Eliezer, foi realizado por iniciativa de Israel.

"Ben Eliezer, na qualidade de emissário especial do primeiro-ministro israelense (Benjamin) Netanyahu pediu o encontro, explicando que levava mensagem de Netanyahu", disse Ahmet Davutoglu, chefe da diplomacia turca.

"O pedido do encontro veio de Israel", declarou um pouco mais cedo um porta-voz do ministério turco das Relações Exteriores.

Os dois ministros se encontraram na quarta-feira após um mês de relações glaciais, desde o dia 31 de maio, quando a marinha israelense interceptou uma flotilha internacional que tentava forçar o bloqueio da Faixa de Gaza; durante a ação, nove militantes turcos foram mortos.

"Desde então, Israel buscou fazer contatos, por meios diretos e indiretos", declarou Davutoglu.

Segundo seu porta-voz, Davutoglu informou a Ben Eliezer que a Turquia aguardava desculpas de Israel, além do pagamento de indenizações às famílias das vítimas, a criação de uma comissão de investigação independente e internacional, e o levantamento do bloqueio da Faixa de Gaza.

"A questão das desculpas e outras (...) foram transmitidas diretamente (aos israelenses). Estamos determinados a tomar todas as medidas ou a aplicar todas as sanções em função da atitude de Israel", informou Davutoglu a parlamentares.

Após o incidente de 31 de maio, a Turquia reagiu fortemente ante seu antigo aliado, com quem assinou, em 1996, acordos de cooperação militar. Chamou seu embaixador em Tel Aviv, cancelou a realização de três manobras militares conjuntas e fechou parcialmente seu espaço aéreo aos aviões do exército israelense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação