Mundo

Chávez diz estar disposto a se reunir com novo presidente da Colômbia

Agência France-Presse
postado em 02/07/2010 17:00
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira (2/7) estar disposto a "dar a mão" e se reunir com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, a quem advertiu que o bom desempenho das relações entre ambos os países dependerá do "respeito" mútuo.

"O que pedimos e exigimos: respeito. O que ele (Santos) pensa de nós não me importa, mas tem que respeitar este país, tem que respeitar este governo se quiser que respeitemos o dele", disse Chávez em um ato oficial transmitido pela emissora estatal VTV.

"Ao presidente da Colômbia, eleito e reconhecido, nós o reconhecemos", completou.

"Se com o novo presidente da Colômbia tenho que me reunir e dar a mão, não tenho problemas. Se com o diabo eu tiver que me reunir... bom, eu dei a mão ao (ex-presidente americano George W.) Bush, ao (atual presidente dos EUA, Barack) Obama", afirmou o presidente.

Ao longo da campanha presidencial colombiana, Chávez acusou Santos de ser um "mafioso" e de representar uma ameaça para a paz da região.

Nesta sexta-feira, o presidente venezuelano também lembrou que Santos foi "o que mais celebrou a queda de nosso governo" em 2002, quando um golpe de Estado tirou Chávez do poder por 48 horas.

Caracas congelou suas relações com Bogotá em julho de 2009 devido a um acordo militar com Washington que permite que tropas americanas operem de forma controlada em ao menos sete bases colombianas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação