Agência France-Presse
postado em 03/07/2010 09:59
Bisqueque - Rosa Otunbayeva prestou juramento neste sábado como presidente do Quirguistão, convertendo-se na primeira mulher que assume essa função nesta ex-república soviética da Ásia Central, recentemente palco de violentos confrontos interétnicos.
Ex-embaixadora do Quirguistão na Grã-Bretanha, Otunbayeva havia sido nomeada presidente interina depois de uma violenta revolta (87 mortos) que provocou fuga para o exterior do então presidente, Kurmanbek Bakiyev, devido ao autoritarismos e nepotismo que caracterizaram seu mandato.
A cerimônia de juramento aconteceu depois que, no domingo passado a nova Constituição estabelecendo uma democracia parlamentar no Quirguistão foi aprovada em massa no referendo, segundo resultados definitivos anunciados na sexta-feira pela comissão eleitoral central.
Os eleitores votaram 90,55% a favor da Constituição e apenas 8,07% votaram contra, segundo o chefe da comissão, Akylbek Sariev. O índice de participação foi de 72,24%.
A consulta aconteceu algumas semanas depois das violências interétnicas no sul do país, que deixaram centenas de mortos e forçaram o deslocamento de 400.000 pessoas.
O referendo foi classificado de "vitória" por Rosa Otunbayeva, que espera que as reformas permitirão a estabilidade nesta ex-república soviética.