Agência France-Presse
postado em 03/07/2010 19:02
BAKU - A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, chegou na noite deste sábado a Baku, onde deverá reunir-se com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, constatou a AFP. Depois da escala no Azerbaijão, Hillary visitará na segunda-feira Armênia e Geórgia.A situação do Cáucaso ocupará grande parte de seus encontros, começando pelo conflito de Alto Karabaj, uma região do Azerbaijão povoada majoritariamente por armenos. Na cúpula do G8 de Toronto, França, Rússia e Estados Unidos pronunciaram-se por uma "solução pacífica" a esta guerra que passa por um aumento das tensões. Convidaram o presidente Aliev e seu colega armeno, Serge Sarkissian, a "começar a elaborar um acordo de paz".
Armênia e Azerbaijão encontram-se envolvidos em um conflito pelo enclave de Alto Karabaj, território incorporado pelo Azerbaijão durante o período soviético. Os separatistas armenos tomaram controle do local, cujos 150.000 habitantes são na maoria armenos, depois de um conflito armado que deixou cerca de 30.000 mortos entre 1988 e 1994.
Apesar do cessar-fogo assinado em 1994, Baku e Erevan não chegaram a um acordo sobre o status de Alto Karabaj, zona estratégica situada entre Irã, Rússia e Turquia, o que fez com que os confrontos entre armenos e arzebaijanos se tornassem frequentes. O Azerbaijão deseja recuperar a soberania, enquanto a Armênia, que o controla de fato, defende uma maior autonomia para esse território separatista.