postado em 05/07/2010 13:19
Brasília ; Depois de 18 meses, israelenses e palestinos retomaram nesta segunda-feira (5/7) as negociações para um acordo de paz. O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, e primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, marcaram para a tarde desta segunda-feira uma conversa, no Hotel King David, em Jerusalém. As informações são da rede estatal de televisão de Israel, Channel 1. A reunião foi negociada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.Paralelamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve na região em abril, colocou-se à disposição de israelenses e palestinos para também colaborar na busca por um acordo.
Desde 2007, Israel submete a Faixa de Gaza, região sob controle político dos palestinos, a um rigoroso embargo comercial. Nos últimos dias, o governo israelense anunciou um afrouxamento das restrições, permitindo a entrada de alguns tipos de alimentos, roupas e brinquedos. Mas os países árabes e o Irã consideram as medidas insuficientes.
De acordo com a Channel 1, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, negou progressos nas negociações de aproximação com Israel. Segundo a rede de televisão, Abbas afirmou em entrevista que aguarda respostas positivas de Israel sobre as questões de fronteira e de segurança.
O principal negociador palestino, Saeb Erekat, afirmou que as negociações são conduzidas por Netanyahu. De acordo com a Channel 1, Erekat disse que o primeiro-ministro israelense poderia declarar o fim do embargo na Faixa de Gaza, que tem cerca 1,4 milhão de habitantes.