Agência France-Presse
postado em 05/07/2010 16:11
Milhares de israelenses reuniram-se na noite desta segunda-feira (5/7) num concerto gigante de solidariedade ao soldado Gilad Shalit, num parque de Sdérot, perto da Faixa de Gaza, onde ele está detido há quatro anos.A apresentação de música clássica da Orquestra Filarmônica de Israel, dirigida pelo maestro indiano Zubin Mehta, marca o quarto aniversário da captura de Gilad Shalit. No programa, Verdi, Mozart, Albinoni, Beethoven, e o cantor popular israelense Shlomo Artzi.
"Espero que ele (Gilad Shalit) saiba que organizamos este concerto e que um dia, muito em breve, tome conhecimento de que cada nota que tocamos era destinada a ele", declarou Zubin Mehta ao abrir a noite de gala ao ar livre em Sdérot, cidade do sul de Israel situada a alguns quilômetros da Faixa de Gaza.
Pelo menos 10 mil pessoas estão sendo esperadas a este concerto, transmitido ao vivo por cadeia de rádio e televisão.
A família de Gilad Shalit realiza há oito dias marcha de solidariedade através de Israel em direção à residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em Jerusalém, para exigir a libertação do soldado em poder dos islamitas palestinos do Hamas que controlam a Faixa de Gaza.