Mundo

Irã diz que sanções impostas pelos Estados Unidos já afetam a circulação aérea

postado em 05/07/2010 18:17
O Irã informou que já sofre na prática as sanções impostas pela comunidade internacional. A informação é do secretário da União Irã Airlines, Mehdi Aliyari, em entrevista à rede de televisão estatal Press TV.

Segundo Aliyari, as restrições se intensificaram depois que os Estados Unidos fixaram mais medidas punitivas ao Irã. ;Na sequência da ratificação das sanções unilaterais dos Estados Unidos ao Irã, os aeroportos da Inglaterra, Alemanha, do Kuwait e dos Emirados Árabes Unidos se recusaram a permitir o abastecimento de combustível para os aviões iranianos de passageiros, assim como estão com restrições para os voos das aeronaves no seu espaço aéreo".

Aliyari reiterou que o transporte aéreo é uma atividade internacional. Para ele, as sanções ao Irã contrariam as regras da aviação internacional e dos direitos humanos. Porém, autoridades da Alemanha e dos Emirados Árabes Unidos negaram as informações do especialista iraniano.

Na última quinta-feira (1;/7), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou a nova lei de sanções ao Irã. As restrições envolvem uma série de medidas e atingem diretamente o setor de importações e exportações, assim como a área militar e as operações bancárias. Também aumenta o rigor na fiscalização nas embarcações de origem iraniana.

O pacote de medidas dos Estados Unidos nega o acesso dos iranianos aos mercados dos Estados Unidos e de países aliados. As medidas afetam, sobretudo, a comercialização de produtos petrolíferos refinados. O relator da área de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento, Kazem Jalali, afirmou que o governo do Irã pode impetrar uma ação judicial contra os Estados Unidos pela imposição das sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação